quinta-feira, 25 de outubro de 2018

MESTRE IVAN MARINHO ALCANÇA RECONHECIMENTO NACIONAL

Ao lado de Mestre Dila e de Lia de Itamaracá, Cap. Ivan Marinho da Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo - SOBAC - e presidente da Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco - FEBAPE - recebe o Prêmio Selma do Coco de Culturas Populares do Ministério da Cultura pela relevância do trabalho que vem realizando para a presevação e fomento da cultura nacional.

Ivan Marinho de Barros Filho, alagoano radicado em Pernambuco desde 1981, é professor das redes estadual e municipal, em Pernambuco e Cabo de Santo Agostinho, respectivamente e é especialista em Economia da Cultura. Acumula prêmios como escritor, como o Patativa do Assaré do MINC e o do Festival Jaci Bezerra de Poesias, do Centro de Estudos Superiores de Maceió. É mestre e gestor da SOBAC, Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.


Amigo e Selma do Coco, homenageada com o nome do Prêmio, Ivan Marinho foi o criador do Encontro Pernambucano de Coco e do Encontro Celina de Holanda de Poetas Recitadores, bem como o elaborador do RECITATA - Concurso de Poesia Oral do Recife.

Contribuiu decisivamente na construção do guarda-chuvas legal do Bacamarte no Brasil, assessorando o Exército na criação da Instrução Técnico-administrativa nº 015/2018, publicada pelo Ministério da Defesa.

Por estas razões, e por ter trazido o folguedo do bacamarte à tona, Ivan Marinho recebe este reconhecimento nacional, ao lado de ícones da cultura nordestina

Link do resultado:
http://www.cultura.gov.br/o-dia-a-dia-da-cultura/-/asset_publisher/waaE236Oves2/content/saiu-resultado-final-da-premiacao-minc-investira-r-10-milhoes-em-500-iniciativas-culturais-populares/10883?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fo-dia-a-dia-da-cultura%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_waaE236Oves2%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_count%3D1









5 comentários:

  1. Meus Parabéns pelo merecido prêmio, seu trabalho é inspirador e deixa um legado pra nossa Cultura Popular...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ivan Marinho por tão merecida honraria. És um símbolo ímpar da cultura do Cabo de Santo Agostinho. Queiram ou não queiram, és sinônimo de pura arte.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu amigo Ivan, que Deus abençoe você, você merece.

    ResponderExcluir
  4. Como faço pra entrar em contato com os estudiosos do bacamarte? Preciso fazer uma pesquisa

    ResponderExcluir